Com o crescente avanço da tecnologia, tem sido muito comum o vazamento de dados, seja por meio de golpes ou invasões a bancos de dados ou até mesmo por empresas que vendem os dados de seus usuários. Isso com certeza, é algo preocupante, pois cada vez mais nossos dados são expostos de maneira desarrazoada e sem uma punição efetiva, mesmo existo Lei Geral de Proteção de Dados.
Se porventura, você foi vítima de algum vazamento de dados, ou se usaram seus dados de forma indevida e com isso foram feitos empréstimos, que você desconhece, siga as seguintes dicas:
1º Compareça a delegacia da sua região, ou se reside no Estado do Rio de Janeiro, é possível registrar o boletim de ocorrência direto pelo site https://delegaciaonline.pcivil.rj.gov.br/ , no registro descreva com riquezas de detalhes, todo o ocorrido, as transações bancárias feitas, liste-as e informe os valores que foram emprestados;
2º Com o Registro de Ocorrências em mãos, entre em contato com os bancos onde foram feitas as transações indevidas e apresente o R.O, para que eles abram os procedimentos necessários para cancelarem as transações, e aguardar a resposta das instituições.
3º Em caso de negativa do pedido de cancelamento das transações indevidas, é possível abrir contestação no Banco Central do Brasil e/ou procurar uma entidade de defesa do consumidor, como o Procon da sua região.
4º Caso a recusa da instituição financeira persista, você pode recorrer à Justiça, o ideal é que seja um processo distribuído na Vara Cível, dado as maiores possibilidades de provas a serem produzidas, pois a Súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça diz que as Instituições Financeiras respondem por delitos praticados por terceiros no âmbito das operações bancárias.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO? ENTÃO NÃO DEIXE DE CONTINUAR SE INFORMANDO POR MEIO DAS PUBLICAÇÕES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DO NOSSO SITE! AH E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM ALGUÉM QUE PRECISA SABER DISTO.
SE VOCÊ TIVER MAIS ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESSE ASSUNTO, ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO ESCRITÓRIO PELO NÚMERO (21) 97677-8704.