Grande parte dos brasileiros tem vontade de abrir seu próprio negócio e muitos já até iniciaram seus empreendimentos, mas os custos para manter um estabelecimento físico são altos, por causa disso muitos optam pela modalidade virtual, ou e-commerce.
Para quem ainda não sabe o e-commerce funciona como um catálogo virtual dos produtos que podem ser pagos e entregues a domicílio do cliente. Esse processo facilita a logística para que o cliente não precise se deslocar a loja física, ou seja, as transações de atendimento e vendas podem ser realizadas de um aparelho eletrônico e com internet como celular, tablet e computadores.
Contudo é importante haver um bom planejamento para evitar que o sonho se torne um pesadelo e no fim você tenha que fechar seu negócio, isso porque durante a sua jornada de empreendedor você irá lidar com muitas questões, sejam elas tributárias, trabalhistas, contratuais e até mesmo consumerista.
Por isso pensando em te ajudar quando o assunto é e-commerce, elaboramos as seguintes dicas que irão te ajudar e muito para não ser surpreendido negativamente:
1 – Em casos de venda pela internet, sempre se atentar ao direito de arrependimento previsto no Art. 49 do CDC.
2 – Deixar claro como procederá as devoluções dos valores pagos pelos consumidores, prazos para estornos e etc.
3 – Estar atento as fiscalizações ou reclamações junto aos órgãos de defesa do Consumidor para responde-las dentro dos prazos previstos.
4 – Sempre buscar assessoria jurídica.
5 – Ter cautela quando o consumidor usar cartões e documentos de terceiros.
Gostou? Compartilhe com alguém que precisa saber disto.