Essa com certeza é uma das grandes dúvidas dos trabalhadores, saber se o atestado médico deve ser contado em dias corridos ou em dias úteis. Mas antes de responder essa pergunta é importante falar sobre os efeitos do atestado e os requisitos para ele ser considerado válido.
De acordo com o Art. 6, parágrafo primeiro da Lei 605/1949 são motivos justificados para o não comparecimento do empregado ao trabalho, a doença do empregado, devidamente comprovada, ou seja, não basta apenas ter uma doença, é importante que exista um documento médico que ateste essa doença e sua incapacidade para o trabalho.
Segundo a Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 1.658/2002, para ser válido, o atestado deve conter as seguintes informações:
• o tempo concedido para recuperação do paciente, ou seja, quantos dias o funcionário precisará faltar;
• o diagnóstico da doença ou CID (código internacional de doenças), porém apenas quando expressamente autorizado pelo paciente, pois todos têm o direito ao sigilo médico, em casos que não se sintam confortáveis e etc; e
• a identificação do médico como emissor, mediante assinatura e carimbo ou número de registro no Conselho Regional de Medicina.
Além desses requisitos é preciso que todos esses dados estejam legíveis e, serem verdadeiros.
DIFERENTE DO QUE MUITA GENTE PENSA O ATESTADO MÉDICO ELE É CONTADO EM DIAS CORRIDOS e não dias úteis, pois entende-se, que se há uma incapacidade e uma patologia, essa incapacidade é continuada e sem pausas, justamente por isso se conta em dias corridos.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO? ENTÃO NÃO DEIXE DE CONTINUAR SE INFORMANDO POR MEIO DAS PUBLICAÇÕES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DO NOSSO SITE! AH E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM ALGUÉM QUE PRECISA SABER DISTO.