Como já explicado em outros momentos aqui na nossa página, o auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, é aquele benefício previdenciário devido ao segurado que se encontra incapacitado para a atividade habitual, cujo afastamento do trabalho, é superior a 15 dias.
Mas, possivelmente você já deve ter se perguntado, quais documentos apresentar ao INSS na hora de fazer essa solicitação, certo?
Na hora de dar entrada nesse pedido, é de suma importância organizar a documentação e colocá-la em ordem cronológica (do mais recente ao mais antigo), de modo a facilitar a análise do Requerimento, principalmente porque hoje o INSS utiliza a análise documental, antes de encaminhar para a perícia presencial, por meio do ATESTMED.
O primeiro documento a ser juntado é o Atestado médico ou odontológico com data de emissão de no máximo 90 dias da data de entrada do requerimento, contendo a CID, assinatura do profissional com CRM e o tempo necessário para o repouso do segurado. É prudente anexar os outros atestados que possuir acerca da doença que o incapacita para o trabalho, caso tenha, para mostrar que a doença tem se manifestado a determinado tempo.
Junto com os laudos médicos, é importante juntar também exames em ordem cronológica (do mais recente ao mais antigo), bem como também os receituários médicos dos medicamentos utilizados no controle da doença. Se faz fisioterapia também é importante anexar laudos, para demonstrar que está empregando esforços na tentativa de remissão da doença.
Em posse de todos esses documentos, você irá abrir o Requerimento no aplicativo MEU INSS ou por meio da central 135.
No aplicativo, você irá até BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE – PEDIR NOVO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE e seguir o passo a passo do aplicativo, anexando a documentação em ordem, como explicado.
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