DEPENDE!
Não é mais novidade que o INSS vem fazendo “pente-fino” nos benefícios por incapacidade, justamente na intenção de encontrar possíveis fraudes e cortar o benefício desse suposto fraudador.
As publicações nas redes sociais por quem está em gozo de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) ou aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) merecem uma certa cautela e bom senso, afinal simular doenças ou pseuda incapacidade pode desencadear possíveis sanções cíveis e até criminais. NÃO HÁ TRAVESSEIRO MAIS MACIO QUE UMA CONSCIÊNCIA TRANQUILA!
As publicações em redes sociais costumam ser abertas a todos os públicos, diante disso o INSS pode vir a utilizá-las para fazer cessar o benefício como já aconteceu, e isso embora haja muita discussão, NÃO É ILEGAL.
Por isso é importante se atentar as situações listadas abaixo e que sinalizam possível incompatibilidades com o recebimento do auxílio por incapacidade.
1 – Quadro de Depressão X Fotos em Festas e animação
2 – Depressão profunda X Está viajando em férias
3 – Problemas ortopédicos x Praticando exercício físico ou Jogando de futebol
4 – Doenças cardíacas x Corridas
5 – Está em benefício x Informa trabalhos informais
O SIMPLES FATO DE POSTAR FOTOS NAS REDES SOCIAIS NÃO QUER DIZER QUE SEU BENEFÍCIO SERÁ CESSADO AUTOMATICAMENTE, MAS ISSO PODE CHAMAR A ATENÇÃO DO MÉDICO PERITO. Acaso seu benefício tenha sido cessado pelo fato de você ter compartilhado foto nas redes sociais enquanto estava em gozo de auxílio ou aposentadoria, ainda é possível levar o caso a Justiça e solicitar o restabelecimento do benefício.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO? ENTÃO NÃO DEIXE DE CONTINUAR SE INFORMANDO POR MEIO DAS PUBLICAÇÕES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DO NOSSO SITE! AH E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM ALGUÉM QUE PRECISA SABER DISTO.