A PRINCÍPIO NÃO, mas se você for abrir uma loja comercial física, é obrigatório a abertura de um CNPJ. Porém, com a evolução social e tecnológica, muitas pessoas passaram a vender on-line e para isso não precisa de CNPJ, ou seja, para obter uma loja virtual não é necessário possuir um CNPJ.
Porém, como pessoa física, a carga tributária é maior do que para pessoas jurídicas, geralmente, além das concessões de créditos por bancos, serem menores. Você como empreendedor pessoa física, pode pagar os seus impostos por meio do carnê leão, mas como dito a taxa pode ser mais onerosa.
Para a emissão de Nota Fiscal, é possível emitir um RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) ou nota fiscal avulsa ao se cadastrar na prefeitura. Se você perceber, que o seu negócio está evoluindo e possui um faturamento anual de até R$ 81.000,00 reais, O MEI é uma excelente opção.
É bom destacar, que ter um CNPJ dá mais credibilidade a sua atividade comercial para os seus clientes, pode emitir nota fiscal eletrônica além de melhores condições de créditos com as instituição bancárias e ainda carga tributária ser mais vantajosa.