Muitas pessoas pensam que o INSS não quer fornecer benefícios porque isso traria uma economia e de um certo modo há uma verdade nessa afirmação, como um seguro o INSS só quer pagar benefício, caso haja prova inequívoca de que o filiado faz jus ao benefício. Porém boa parte dos requerimentos são indeferidos porque há informações incompletas ou extemporâneas no CNIS.
O termo CNIS refere-se a sigla que significa Cadastro Nacional de Informações Sociais. Trata-se do principal documento destinado a comprovação do período contributivo do Segurado e que informa o nome do empregador; o período trabalhado; a remuneração/ salário recebido; e as contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), por conta própria ou como prestador de serviço.
É o documento que o INSS utiliza como base para fazer a análise da condição de segurado, para fazer cálculo do valor de benefício e também verificar se os dependentes possuem direitos previdenciários do instituidor.
Dessa forma é de extrema importância que o segurado acompanhe se as suas contribuições de fato estão aparecendo no CNIS, pois se não estiver, ele poderá ter algumas dores de cabeça na hora que for dar entrada em algum requerimento.
Para consultar o CNIS o segurado deve acessar o aplicativo MEU INSS – ir na lupa de pesquisa e escrever CNIS ou ir até o ícone EXTRATO DE CONTRIBUIÇÕES (CNIS) e lá ele terá acesso as suas contribuições e poderá ver se existem pendências nas contribuições que demandem atenção. Se porventura não identificar algumas contribuições ou não aparecerem alguns vínculos, o segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, alteração, ratificação ou exclusão das informações divergentes, extemporâneas ou insuficientes, do CNIS, com a apresentação de documentos comprobatórios, conforme critérios estabelecidos em ato normativo próprio do INSS.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO? ENTÃO NÃO DEIXE DE CONTINUAR SE INFORMANDO POR MEIO DAS PUBLICAÇÕES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DO NOSSO SITE! AH E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM ALGUÉM QUE PRECISA SABER DISTO.
SE VOCÊ TIVER MAIS ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESSE ASSUNTO, ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO ESCRITÓRIO PELO NÚMERO (21) 97677-8704.