Para quem não sabe o que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), ele é o documento que informa todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias vertidas para o INSS. É o documento que o INSS utiliza como base para fazer a análise da condição de segurado, para fazer cálculo do valor de benefício e também verificar se os dependentes possuem direitos previdenciários do instituidor.
O que muita gente não sabe é que nesse documento constam a data de início e a data fim de cada vínculo, e quando falta a data fim, isso pode se tornar um problema para o segurado, pois muitas vezes o INSS para fechar o vínculo utiliza a última contribuição como base, e na ausência dessa conta apenas como uma contribuição.
Com os cruzamentos de dados, o CNIS é cada vez mais utilizado, agora até mesmo para concessão do BPC/LOAS, já que o CADÚNICO será alimentado com informações do CNIS.
Se o vinculo de contribuição está sem a data-fim, você deve abrir um requerimento para ATUALIZAÇÃO DE VÍNCULOS E REMUNERAÇÕES e juntar documentação que comprove o encerramento daquele vínculo, podendo ser Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, Carteira de Trabalho (sem rasuras ou páginas faltando), Ficha financeira da empresa, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (CAGED), Extrato do FGTS e entre outros.
Com isso você irá pedir para o INSS fazer a averbação do fim daquele vínculo de contribuição e lhe dará melhores possibilidade na hora de requerer algum benefício.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO? ENTÃO NÃO DEIXE DE CONTINUAR SE INFORMANDO POR MEIO DAS PUBLICAÇÕES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DO NOSSO SITE! AH E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM ALGUÉM QUE PRECISA SABER DISTO.
SE VOCÊ TIVER MAIS ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESSE ASSUNTO, ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO ESCRITÓRIO.