A cada dia surgem novos golpes, principalmente nas relações de consumo. Um golpe que tem tido um crescimento, é o da conta de energia falsa. Este golpe visa, principalmente, atingir idosos e aqueles que não costumam se utilizar das faturas online ou da autorização de débito automático.
O golpe funciona da seguinte forma, os criminosos imprimem, em material igual ao enviado pela companhia, a conta falsa. E as diferenças entre faturas falsas e verdadeiras são quase imperceptíveis. Por isso, em geral, a vítima só se dá conta do golpe quando percebe que sua fatura continua em débito, ou seja, a verdadeira não foi paga.
A principal distinção entre a conta falsa e a verdadeira, está no BENEFICIÁRIO, ou seja, aquele que vai receber o valor, isso porque mesmo que existam empresas abertas com nome das concessionárias, a razão social da companhia é bem diferente da empresa fraudadora. Existem até sites que possuem a identidade visual das concessionárias, justamente com intuito de lesar os consumidores.
Para evitar cair nesse golpe antes de concluir a transferência, veja se o beneficiário é efetivamente a concessionária, seja no pagamento do boleto ou via PIX.
Aqui no Rio de Janeiro, as duas principais companhias são a LIGHT, que atua na maior parte do Estado e a Enel Distribuição Rio, essas empresas que devem aparecer no campo beneficiário da seguinte forma
ENEL
No processo de pagamento, o beneficiário que irá aparecer será o seguinte: se via Pix, é “Enel Distribuição Rio de Janeiro”; se por boleto bancário, é “Ampla Energia e Serviços S.A”. Os boletos também são identificados com o CNPJ 33.050.071/0001-58, mas em caso de dúvida, a concessionária orienta a entrar em contato com um dos seus canais de atendimento para verificação e confirmação da veracidade da fatura.
LIGHT
O nome certo do destinatário é “Light Serviços de Eletricidade S. A – CNPJ 60.444.437/0001-46”. Para tirar dúvidas de clientes, a empresa atende no http://agenciavirtual.light.com.br , no aplicativo Light Clientes, no Whatsapp (21) 99981-6059 e no telefone 0800-021-0196.
Caso você tenha caído nesse golpe, o primeiro passo é abrir um Registro de Ocorrência na Delegacia, anexando o comprovante de pagamento para empresa fraudadora, logo depois entre em contato com a sua instituição bancária, onde foi feito o pagamento, para abrir o Mecanismo Especial de Devolução (MED) ou Bloqueio Cautelar.
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