O QUE É IMPORTANTE VOCÊ SABER E QUAIS CUIDADOS TOMAR?
A cada dia que se passa os golpes, no âmbito das operações bancárias, vão aumentando significativamente e com isso milhares de consumidores são lesados. Por esse motivo, cremos ser prudente alertar o maior número de pessoas, para que não caiam nesse tipo de golpe.
O golpe se inicia com uma mensagem de texto (SMS) para a vítima sinalizando uma suposta compra de valor elevado no cartão de crédito, na mensagem é dito que caso não reconheça ou tenha autorizado aquela suposta compra, a vítima deve entrar em contato com uma central de atendimento que começa com o número 0800. A partir desse momento, os golpistas se passam por funcionários de instituições financeiras e solicitam dados pessoais e pagamentos aos correntistas para que eles tentem reaver a falsa compra.
Na ligação para a central de atendimento fictícia os golpistas dão informações certas sobre as vítimas para gerar sensação de credibilidade nelas e obter acesso aos dados bancários e com isso começam a extorquir as vítimas para que cancelem essas falsas compras.
A orientação é que desconfiem de qualquer mensagem que fale sobre uma compra que você desconhece. Entre no aplicativo do seu Banco ou do Cartão de Crédito para verificar as compras efetuadas, caso não apareça a tal compra, já bloqueie o número que te enviou a mensagem.
Não entrem em contato com os números informados, atrás dos cartões de créditos ou débito, sempre aparece o número oficial da central de atendimento, além disso no site da empresa têm os números oficiais, é para lá que você deve ligar, caso desconfie de alguma compra.
Se não tiver acesso a internet, é possível ir até uma agência ou filial da sua financeira buscar esclarecimentos.
Caso você tenha caído nesse golpe, a nossa sugestão é que faça um Registro de Ocorrência, relatando detalhadamente tudo que aconteceu, passando inclusive os dados passados pelos estelionatários, de modo a facilitar nas investigações da Delegacia. Logo após, entre em contato imediatamente com o seu Banco ou Financeira, se foi feito algum pagamento, tipo via PIX é possível abrir o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para tentar recuperar o valor.
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