Essa, com certeza é uma das maiores dúvidas que pairam na cabeça dos trabalhadores, gerando com isso receio de mover ações trabalhistas e depois não serem contratados.
É importante ter em mente que o trabalhador que ingressa com uma ação trabalhista é porque sofreu algum tipo de violação de seus direitos e justamente por isso está buscando essa reparação. Entendemos que ninguém em sã consciência vai procurar a justiça de forma leviana e mesmo que o faça, sofrerá as penalidades impostas pela legislação como a condenação em litigância de má-fé, afinal o processo passará por um juiz que vai analisar todas as provas e todos os argumentos, tanto da empresa quanto do empregado.
Rui Barbosa dizia que: “Aquele que não luta pelos seus direitos, não é digno deles”, por isso quando um trabalhador vai a Justiça do Trabalho, é porque quer ter assegurado o que estabelece a Legislação, dentre as causas mais comuns que levam os trabalhadores à Justiça do Trabalho podemos citar: abusos por parte dos Patrões, não cumprimento da lei trabalhista, pagamentos em atraso, não assinatura da carteira de trabalho e outras questões.
Se uma empresa se recusa a contratar um trabalhador porque ele ajuizou uma ação anterior contra seu contratante, é porque também teme ser processada, mas qual a razão desse medo por parte da Empresa? Afinal se ela cumpre com o que estabelece a Lei não há o que temer, pois mesmo que enfrente uma ação trabalhista ela vai conseguir provar que cumpriu com seu dever.
A Justiça do Trabalho existe justamente para manter a ordem nas relações de trabalho e coibir práticas absurdas e desumanas como trabalho escravo e exploração infantil.
Nenhum trabalhador deve temer por buscar seus direitos e muito menos ter receios de não conseguir outro emprego por causa de eventuais consultas que empresa façam para saber se foram movidas ações trabalhistas anteriores.
Por causa disso o Conselho Superior da Justiça do Trabalho editou a Resolução nº 139/2014, que dispõe sobre medidas a serem adotadas pelos Tribunais Trabalhistas para impedir ou dificultar a busca de nome de empregados na internet.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO? ENTÃO NÃO DEIXE DE CONTINUAR SE INFORMANDO POR MEIO DAS PUBLICAÇÕES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DO NOSSO SITE! AH E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM ALGUÉM QUE PRECISA SABER DISTO.