As inovações tecnológicas têm chegado de forma cada vez mais acelerada ao mercado financeiro e, consequentemente, temos que nos adaptar a essas mudanças. Mas ao mesmo passo que progredimos, pessoas mal-intencionadas progridem também e novas formas de golpes e fraudes surgem, por isso é importante estar atento.
Todos nós temos dificuldade de ficar gravando um monte de senhas não é mesmo, a modalidade de compras ou pagamentos por aproximação veio com o intuito de facilitar, já que basta aproximar o cartão de uma maquininha de pagamento e o valor é descontado da conta ou debitado diretamente na fatura de cartão de crédito.
Se você gosta de utilizar essa modalidade, é importante que você estabeleça um valor mínimo para utilização, isso porque segurança. Imagine que você seja vítima de um assalto e os criminosos levem seu cartão, se você não estabeleceu um valor mínimo eles ficarão fazendo várias compras, bastando aproximar o seu cartão.
Se você não quer utilizar, é importante acessar o seu aplicativo bancário e desabilitar essa função, pois infelizmente, algumas instituições financeiras quando enviam o cartão já enviam com essa modalidade ativa, por isso é importante checar para saber se está ativa ou não essa opção. Outras instituições são mais cautelosas e para ativar é necessário entra em contato com a central de atendimento para desbloquear a funcionalidade.
Se porventura, você foi vítima de algum assalto ou vítima de fraude, sem ter desbloqueado a função compras por aproximação, e apareceram compras que você desconhece a prioridade é registrar um boletim de ocorrência, notificar a empresa do golpe, contestar a compra e solicitar o estorno. Em caso de negativa do pedido de ressarcimento, é possível abrir contestação no Banco Central e/ou procurar uma entidade de defesa do consumidor, como o Procon.
Caso a recusa da instituição financeira persista, você pode recorrer a Justiça, já que a Súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça diz que elas respondem por delitos praticados por terceiros no âmbito das operações bancárias.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO? ENTÃO NÃO DEIXE DE CONTINUAR SE INFORMANDO POR MEIO DAS PUBLICAÇÕES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DO NOSSO SITE! AH E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM ALGUÉM QUE PRECISA SABER DISTO. SE VOCÊ TIVER MAIS ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESSE ASSUNTO, ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO ESCRITÓRIO.