A cada dia surgem novos golpes, e um que tem crescido, é o golpe da suspensão ou cancelamento da CNH, que induz a vítima acreditar que irá perder sua Carteira Nacional de Habilitação.
Como funciona o golpe?
Os criminosos se aproveitam do medo que as pessoas têm de perder o direito de dirigir e utilizam elementos que parecem oficiais para ganhar a confiança das vítimas, como símbolos do governo e linguagem formal.
O primeiro passo dos criminosos é enviar mensagens de texto em massa para diferentes números de celular. Estas mensagens, enviadas por WhatsApp ou SMS, são elaboradas para parecer comunicados oficiais do Detran ou do portal http://Gov.br . Confira um exemplo:
“Atenção, Romario! Sua CNH pode ser cancelada. Consulte ww1.cnh-digital.tax/f0468d para verificar e resolver a situação”
A vítima é direcionada para um site falso da carteira digital de trânsito onde o acesso é feito por um link que leva a uma página, também falsa, do http://gov.br , do governo federal.
Ao digitar o CPF, até aparecem os dados verdadeiros da pessoa, como nome completo, data de nascimento e o nome da mãe, mas, na sequência, há um aviso falso de que a carteira está em processo de suspensão.
No fim da página, a vítima é orientada a prosseguir no site fraudulento para supostamente regularizar a habilitação. Depois, aparece o valor de uma taxa e outro link para gerar a falsa guia de pagamento.
Departamentos de trânsito de vários estados divulgaram comunicados em páginas oficiais e nas redes sociais alertando sobre esse tipo de golpe. É importante mencionar que DETRAN não envia nenhuma notificação por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens e também não faz contato por telefone. A orientação, portanto, é ignorar esses avisos falsos que chegam no celular.
O Detran informa ainda que todas as comunicações sobre a situação da CNH, sejam processos de suspensão ou cassação, seguem um protocolo rigoroso e documentado. As notificações são realizadas exclusivamente por canais oficiais. Os Detrans em todo o país seguem um padrão específico para notificar os motoristas. As comunicações oficiais acontecem através de:
- correspondências registradas enviadas pelos Correios;
- publicações no Diário Oficial do Estado;
- informações disponibilizadas no site oficial do Detran de cada estado
Além disso, os departamentos de trânsito nunca solicitam pagamentos por meios alternativos ou enviam cobranças por mensagens de texto.
Por isso não passe suas informações aos golpistas, pois ao ter acesso a informações como CPF, nome completo e data de nascimento, os criminosos podem abrir contas bancárias, solicitar empréstimos e realizar compras em nome da vítima.
Além do prejuízo financeiro imediato causado pelo pagamento de falsas taxas de regularização, existe ainda o risco de roubo de identidade. Com os dados obtidos, os golpistas conseguem criar documentos falsos e até mesmo acessar contas em bancos e outros serviços que a vítima utiliza.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO? ENTÃO NÃO DEIXE DE CONTINUAR SE INFORMANDO POR MEIO DAS PUBLICAÇÕES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DO NOSSO SITE! AH E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM ALGUÉM QUE PRECISA SABER DISTO.
SE VOCÊ TIVER MAIS ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESSE ASSUNTO, ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO ESCRITÓRIO PELO NÚMERO (21) 97677-8704.