PODE SIM!
É certo que o celular faz parte do nosso dia-a-dia, seja para nos atualizamos das principais notícias, acompanharmos o trânsito nas cidades, nos entretermos e até mesmo para trabalhar não é mesmo? E é comum checarmos as notificações e acessarmos redes sociais durante o dia.
Contudo, quando isso é feito constantemente durante a jornada de trabalho. Além de distrair o trabalhador, atrapalha a produtividade e até mesmo gera riscos à atividade. Diante disso é comum as empresas advertirem os seus funcionários sobre o uso excessivo do telefone durante o expediente de trabalho e até mesmo proibirem o funcionário de utilizar o aparelho durante a jornada de trabalho, assegurando a esse trabalhador, alguma forma de contato para situações emergenciais. Isso decorre do poder diretivo do empregador e não há qualquer ilegalidade.
Para isso, é importante que tal disposição conste expressamente no regimento interno da empresa ou no contrato individual de trabalho, já para o funcionário ter ciência da proibição ou limitação do uso do aparelho celular durante o expediente de trabalho.
Acaso o trabalhador descumpra essa determinação, é possível aplicar as medidas disciplinares e até mesmo uma justa causa por desídia (negligência, desatenção, desinteresse) no desempenho das funções na forma do Art. 482 da CLT.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO? ENTÃO NÃO DEIXE DE CONTINUAR SE INFORMANDO POR MEIO DAS PUBLICAÇÕES DAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DO NOSSO SITE! AH E NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COM ALGUÉM QUE PRECISA SABER DISTO.
SE VOCÊ TIVER MAIS ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESSE ASSUNTO, ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO ESCRITÓRIO PELO NÚMERO (21) 97677-8704.