Para quem não sabe como funciona esse tipo de golpe, ele consiste basicamente no fato de que o golpista liga para a vítima, se passando por um funcionário do banco ou da administradora de cartões, informando que o cartão dela está sendo usado para compras suspeitas e, por isso, ele precisa ser cancelado, ele pede alguns dados da vítima e faz as confirmações que geralmente são feitas por meio das Centrais de Atendimento dos Bancos (nome completo, data de nascimento, nome da mãe e entre outros) e a orienta cortar o cartão ao meio.
Posteriormente, ele avisa que um funcionário do banco vai pegar o cartão cortado como medida de segurança. Assim, com os dados, senha e chip do cartão da vítima, o golpista consegue fazer diversas compras, conseguem empréstimos fraudulentos e provocam inúmeros prejuízos financeiros ao responsável pela conta bancária. .
Infelizmente golpes assim tem ocorrido aos montes e o consumidor precisa tomar cuidado para ser mais uma vítima.
Como evitar o golpe?
1- A primeira recomendação é que o consumidor evite fornecer qualquer tipo de dado pessoal por telefone antes de verificar quem está do outro lado da linha.
3- Entre em contato com as Centrais de Atendimento do Banco ou da Administradora de Cartões por meio dos canais oficiais.
2- Os bancos jamais pedem de volta um cartão cancelado e muito menos enviam motoboys para buscá-lo.
O consumidor que for vítima desse golpe deve registrar um Boletim de Ocorrência Policial e fazer uma reclamação no Procon do seu município.
De acordo com o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade dos fornecedores é objetiva e a não proteção dos dados dos consumidores pode ser considerada falha na prestação do serviço. Cabe, assim, aos fornecedores o ônus de eventuais negligências.
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